Guia de Implante dentário para pacientes

Atualizado: Fev 21

Se falta um ou mais dentes, os implantes dentários podem ajudá-lo a restaurar o apelo estético e a função do seu sorriso.


Um implante dentário é um pilar de titânio que um dentista insere cirurgicamente abaixo da linha da gengiva para servir como base para um dente de substituição. Uma vez que os implantes estão bem posicionados e as gengivas tiveram tempo de cicatrizar, o dentista agora pode inserir uma coroa permanente. Pacientes que perderam os dentes por várias razões, como trauma na face, doenças periodontais ou outras razões, agora podem se beneficiar desse procedimento. Este procedimento é considerado um dos procedimentos de substituição dentária mais bem-sucedidos, uma vez que replica de perto a aparência e a função de um dente natural. Com os devidos cuidados, os implantes dentários podem durar a vida toda. Embora todo procedimento de implante dentário possa diferir com base no número de dentes ausentes e na localização, aqui está o guia passo a passo básico de um implante dentário.


Antes do procedimento


Antes do procedimento, seu dentista realizará alguns testes para verificar se você é um candidato viável para implantes dentários. Para que um implante dentário seja realizado em um paciente, o osso da mandíbula precisa ser forte. Se um paciente perdeu muito osso da mandíbula, o dentista pode exigir primeiro a realização de um procedimento de enxerto ósseo. O seu dentista avaliará o osso da mandíbula e informará se esse processo é necessário. Durante a visita inicial, você também receberá informações sobre o que é necessário no dia do procedimento de implante dentário. Se você é fumante, é altamente recomendável que você abandone o hábito vários meses antes de se submeter ao procedimento, pois isso pode causar má integração óssea. É aqui que há má integração óssea e implante, que é uma das principais causas de falha do implante dentário.



Anestésico


Antes do procedimento, seu dentista começará a verificar se você está adormecido e não sente dor. Você permanecerá acordado durante o procedimento, mas, além de uma leve sensação de desconforto ou pressão, não sentirá nenhuma dor. Se você ainda não conseguir lidar com isso, há uma opção de uma abordagem mais sedativa que pode nocautear completamente ou permanecer acordado, mas geralmente inconsciente.




Preparando o local do implante


Quando você estiver adormecido e não sentir dor, seu dentista preparará o local do implante. Seu profissional abrirá as gengivas para que ele possa acessar o osso da mandíbula e fazer uma avaliação do local do implante. Será necessário que o osso seja relativamente liso, se não o cirurgião oral pode usar uma broca para reformá-lo.


Perfurando o orifício piloto


A broca inicial usada ao fazer o orifício para um implante dentário é chamada de broca piloto. Simplesmente, essa é uma broca de pequeno diâmetro usada para criar um furo, que serve como guia para outras brocas usadas posteriormente. O dentista pode usar um gabarito de plástico ao fazer a broca piloto. Este é um dispositivo criado usando moldes de gesso da boca do paciente. Quando usado, é encaixado na posição e a broca piloto é inserida através de sua abertura centralizada sobre o local do implante. O gabarito ajuda a centralizar e orientar a orientação da broca. Quando o dentista terminar de fazer o furo piloto, ele usará um pino de alinhamento para verificar seu alinhamento.


Terminando o furo


Quando o dentista terminar de perfurar o orifício piloto, ele usará outras brocas maiores até atingir o diâmetro correto para o implante dentário. O tamanho do seu implante dentário é escolhido antes do procedimento, com base na condição do seu osso. O dentista verificará o alinhamento novamente quando terminar o orifício do implante usando o pino de alinhamento. O orifício será rosqueado usando uma torneira de rosca para que ele possa coincidir com as roscas dos implantes.


Colocando os implantes


Agora você pode finalmente receber os implantes; Existem dois métodos que o dentista pode usar. Isso pode ser feito usando uma cabeça especial para broca dentária ou uma chave de mão pequena. Às vezes, isso pode ser feito usando uma pequena chave de torque. Isso pode fazer você se sentir desconfortável, mas cirurgiões orais treinados serão capazes de minimizar o desconforto. O local será fechado com pontos e uma tampa de implante.


O processo de cicatrização


Assim como ocorre em muitos processos cirúrgicos, o tipo de cuidado que você presta ao seu implante dentário durante o processo de cicatrização comprova, em grande parte, se o procedimento será bem-sucedido. Os pontos serão removidos após 7 a 10 dias. O implante terá um período de 3 a 6 meses para que ele possa se fundir com o osso (Osseointegração) antes da colocação da coroa. Durante o processo de cicatrização, mantenha uma dieta saudável, mantenha a área excepcionalmente limpa e não se esqueça de acompanhar seus exames dentários.


Restauração permanente


Após o implante dentário ter passado pelo processo de cicatrização, agora o dentista pode realizar uma restauração permanente. Pode ser uma coroa dentária, ponte ou dentadura. O dentista removerá a tampa do implante e a substituirá por um pilar e colocará uma prótese dentária em cima dela.


Após o procedimento


Um bom número de pacientes está sempre feliz e satisfeito com todo o procedimento de implante dentário. É recomendável que você se atenha a alimentos macios durante o processo de Osseointegração. Você também receberá conselhos do seu dentista sobre quando pode substituir partes temporárias dos implantes dentários por permanentes. Os pacientes que passaram por esse processo dizem que a dor que experimentaram é apenas ligeira. Depois que o processo estiver concluído e o implante estiver completamente curado, você poderá tratá-lo exatamente como os dentes naturais.


Você está em Curitiba ou em seus arredores?


Os consultórios odontológicos do Dr. Rodrigo M. da Cruz tem servido Curitiba e seus arredores há muitos anos. Nosso atendimento especializado garante que todo paciente receba o atendimento de qualidade que merece. Implantes dentários em Curitiba nunca foi tão fácil, especialmente com o uso da mais recente tecnologia de implantes nos nossos locais. Ligue-nos hoje ou visite os nossos consultórios odontológicos em Curitiba para discutir suas opções.

#curitiba #dentista #implantesdentarios #sorriso #felicidade



3 visualizações